MESTRADO EM INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA
Mestrado em Intervenção Comunitária
Área de Especialização em Educação para a Saúde, Contextos de Risco e Envelhecimento Activo.
Aprovado pelo Despacho nº 203/2008publicado em DR/ nº 2 – II Série de 2008-01-03
Pedir Informações em www.esepf.pt
Descrição
As dinâmicas das comunidades, no mundo actual, solicitam uma diversidade de estratégias, em relação às quais as instituições e os seus profissionais vêm assumindo um papel progressivamente relevante. Confrontados com problemas comuns nas áreas da saúde, exclusão, integração social, ou problemas que se relacionam particularmente com características populacionais da comunidade – como é o caso do envelhecimento – sentem necessidades particulares na elaboração de respostas que lhes permitam, em contexto comunitário, encontros e interacções positivas com aqueles com quem trabalham mais directamente. Este mestrado pretende formar profissionais numa dinâmica teórico-prática sobre questões e problemáticas da Educação para a Saúde, Contextos de Risco e Envelhecimento Activo necessárias à planificação, intervenção, gestão e avaliação de projectos sócio – educativos, que favoreçam a mobilização de diferentes actores sociais, em contextos institucionais, educativos e comunitários, numa perspectiva de desenvolvimento da própria comunidade.
Assim, esta formação pós-graduada tem como objectivos desenvolver e aprofundar conhecimentos na área da intervenção comunitária; promover a capacidade de compreensão, análise e operacionalização das questões sócio-educativas em contextos institucionais e comunitários; proporcionar, a partir dos conhecimentos adquiridos, experiências de intervenção e participação sócio-educativas que favoreçam a compreensão e interpretação de fenómenos relacionados de situações sociais concretas e que possam favorecer a prática profissional; oferecer instrumentos teórico-metodológicos que conduzam a propostas de intervenção rigorosas e desenvolver capacidades de investigação-acção no contexto de especialização da intervenção comunitária que permitam a inovação de conhecimentos e práticas profissionais a ela subjacentes.
Duração e Horário
O Curso tem a duração de 4 semestres em regime de tempo integral; 40 semanas de estudo/ano; 120 ECTS. Funciona em horário pós-laboral (Terças-Feiras 18:00h às 22:00h e Sábados 09:00h às 13:00h). Período de Candidaturas: 2 a 31 de Janeiro de 2008. Início previsto: 26 de Fevereiro de 2008.
Documentação
Descrição do Mestrado Plano de Estudos Boletim de Candidatura CV Modelo Europeu
INÍCIO PREVISTO: 26 de Fevereiro de 2008